A cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem, onde as civilizações praticavam rituais em homenagens aos falecidos.
Por se tratar de uma medida prática e higiênica, era costume entre as sociedades antigas.
Por volta de 1.000 A.C, os gregos já praticavam esta tradição, já os romanos por volta de 750 A.C. As cerimônias aos mortos não se limitavam ao enterro, mas se perpetuavam entre os cuidados familiares ao túmulo de seus antepassados, levando-lhes refeições fúnebres.
Nestas civilizações, a cremação era considerada um destino nobre aos mortos e fazia parte do cotidiano da população.
Como a cremação é um processo irreversível, ela exige alguns pré-requisitos antes de ser realizada.
No Brasil, se a pessoa deseja ser cremada, é exigido que ela faça o registro no cartório, ainda em vida.
Após a morte, é necessário que o parente de primeiro grau requisite o serviço, como: cônjuge, pais, filhos e irmãos, maiores de 18 anos.
É exigido que haja duas testemunhas, portando a declaração de óbito e assinada por dois médicos. Em caso de morte natural, apenas um médico legista.
O processo de cremação pode demorar de 1 a 3 horas.
Logo após o velório, o caixão é fechado e o corpo é enviado a uma câmara fria, onde deverá permanecer, no mínimo por 24 horas.
No caso de mortes violentas, esse tempo pode ser maior, até que a investigação seja encerrada. Somente um delegado ou um responsável pelo caso é quem pode liberar a cremação. O corpo resfriado, pode permanecer conservado até 30 dias.
A cremação é feita em crematórios, conhecido como câmara de cremação de corpos. Normalmente fica em 1400 – 2000 cº (graus centígrados).
Os restos ou fragmentos, são reduzidos por meios de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração.
Após a cremação, estes fragmentos são depositados em um recipiente que facilita o transporte. O peso determina diretamente pelo tamanho do corpo.
Hoje em dia, a Cremação além de ser um processo ecológico, é bastante econômico e prático.
É considerado um serviço funeral moderno, aliadas a falta de espaço dos cemitérios das Cidades, evitando assim, dores de cabeça com os familiares.
É um método que menos agride o meio ambiente.
O parente pode obter as cinzas (veja link aqui) de seu ente querido,a fim de guardar como uma recordação ou fazer das cinzas um lindo diamante (veja link aqui) com a cor que mais lhe agradar.
O local de escolha para guardar as cinzas pode variar de acordo com as tradições da família ou em algum lugar onde o ente querido tenha solicitado, com um significado especial.
Muitas famílias optam por guardar as cinzas em casa, para lembrança do ente querido ou dispersar as cinzas em algum lugar que tenha sido escolhido pela pessoa que partiu, como nos mares, jardins, etc.
Há também a opção dos cinerários, onde as famílias possam guardar as cinzas em um local onde possam rezar ou homenagear o ente querido.
Entre em contato através do telefone emergencial para ser atendido prontamente.
Entre em contato conosco para fazer sua solicitação. Atendimento é rápido!
© 2019 - Todos os direitos reservados - Crematório Particular - Produzido por Luna